quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Meus estudos...

Num domingo qualquer... sentados à mesa, tomando o café da noite... estava minha irmã, meu cunhado e eu, batendo maior papo sobre espiritualidade, vida cristã...
Comentei que gosto de fazer estudos bíblicos quando estou lendo a Bíblia, e que tinha feito um estudo recentemente a fim de passar para os meus alunos da EBD (Escola Bíblica Dominical) logo que tivesse uma oportunidade.
Bom, meu cunhado aproveitou o gancho e me convidou para ministrar a Palavra no culto de jovens. Eu levei na brincadeira, pensei que fosse zueira dele! Mas, o tempo foi passando e ele comentando: “é dia tal hein!!!!!”
Enfim, chegou o dia, eu fui e pedi pra Deus fazer com que eu me sentisse leve, para eu falar conforme todos os dons e talentos que ele me deu. E assim foi! Para glória e honra do Soberano Deus!
Abaixo segue o estudo que fiz.

Leitura bíblica: 2Samuel 12:1-10
Esse texto conta uma parte da vida de Davi.
Davi era rei de Israel, seu país estava em guerra, porém ele permaneceu no palácio enquanto seus soldados guerreavam por sua nação.
Certa tarde, da varanda de seu quarto, Davi cobiçou e adulterou com Bateseba, que era casada com o soldado Urias, que estava na guerra.
Daí Bateseba ficou grávida de Davi. Para não estragar sua vida pública (penso eu) Davi armou um plano (leia 2Samuel capítulo 11).
Bom a mensagem que passei começa no versículo 1 de 2Samuel 12. Porque Deus se importou com Davi a ponto de enviar o profeta Natã para falar com Davi. A partir desse versículo notamos o amor sem medida do nosso Criador. Natã foi usado por Deus para exortar Davi a reconhecer seu erro e se arrepender.
O versículo chave do estudo é 2Samuel 12:8b
“E se isso não fosse o suficiente, eu teria lhe dado mais”.
Deus deu o suficiente para Davi.
Deus dá o suficiente para nós.
Cada um de nós tem sua história diferente. Mas, somos levados a sempre pensar: “a grama do vizinho é mais verde”. Ignoramos e tornamos irrelevantes os dons e talentos presenteados por Deus particularmente para cada um de nós.
Nossas escolhas são responsabilidades próprias. Se eu piso numa poça d’água, conseqüentemente respingará em mim. Mas a decisão de pisar foi minha. A vida é feita de escolhas e eu respondo por minhas escolhas, é nisso que assumimos a viver com responsabilidade.
O suficiente que Deus já nos deu é o seu amor! O principal de tudo é o amor! Deus é amor!
Deus nos provou seu amor através de Jesus Cristo.
João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que enviou seu único filho para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”
Isso é suficiente, porque temos a vitória em Jesus!
1Coríntios 15:57 “Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”.
Como Davi, estamos sujeitos a cair e fracassar na caminhada, porém, temos como recorrer em fases difíceis (aparentemente intermináveis).
2Coríntios 12:9 “Mas ele me disse: Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”.
Romanos 5:20 “A Lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada.Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça”.
Quando confrontado pelo seu erro, Davi não fugiu da realidade. Ele recorreu a Deus, confessou seu pecado e desejou a reconciliação.
Foi nesse momento que ele escreveu o Salmo 51.
Só de imaginar que ele escreveu que ele sentia como se os seus ossos estivessem sendo esfarelados... eu me arrepio!
Eu, Miriam, muitas vezes não consigo falar com Deus, por vergonha, por falta de confiança, por sentir e imaginar que estou longe do meu criador. Nessas horas eu sinto como se uma mão gigante estivesse apertando meu coração. Eu, inúmeras vezes, recorro a caneta e ao papel. Escrevo e expresso pra Deus tudo!
É por essa e outras que tenho esse estudo aqui. Foi um texto bíblico que li, que falou tão forte e profundo comigo. Não posso deixar de registrar minha dependência divina.
E para terminar segue os versículos que guiam minha vida aqui na Terra: 2Coríntios 4:16-18 “Por isso nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia. E essa pequena e passageira aflição que sofremos vai nos trazer uma glória enorme e eterna, muito maior do que o sofrimento. Porque nós não prestamos atenção nas coisas que se vêem, mas nas que não se vêem. Pois o que pode ser visto dura apenas um pouco, mas o que não pode ser visto dura para sempre.”

Nenhum comentário: