terça-feira, 28 de abril de 2020

Em busca de sentido

No final de 2016, tive que virar a página de algumas situações da vida e prosseguir no cenário que me era apresentado. Nesse tempo, meu irmão de coração Wesley apresentou-me o livro "Em busca de sentido" de Victor Frankl. Eu li o livro em poucos dias e fiz algumas anotações...
Não é um livro superficial. Há conselhos práticos para aqueles que estão buscando sentido no sofrimento/na vida.
O livro traz um relato singular de como Victor sobreviveu aos campos de concentração que ele passou.
Tudo que li no livro me fez repensar sobre a forma como eu encaro a vida, mas não é uma reflexão que será passageira. Acredito que sempre lembrarei dessa leitura, ela tem sustância. É uma leitura que me levou à profundidade da alma e da existência humana.
Fui apresentada à Logoterapia. Dei uma pesquisada sobre o assunto e deixei de escanteio por um tempo. Com o uso mais frequente do Instagram eu comecei a seguir @logoterapiabr e a partir das postagens fui conectando o que faço com os conceitos da Logoterapia.

Nesse período de quarentena, com o intuito de não pifar mentalmente, eu comecei a estudar pra valer a Logoterapia. Algo bom dessa quarentena é a gente sondar nossa mente, nosso coração e nessa sondagem perceber que há ajustes a serem feitos e que bom que temos ferramentas a nosso dispor para fazer os ajustes. Esse é o movimento da vida! A quarentena nos deixa em casa, mas não pode nos parar... a gente continua produzindo e que sejam boas produções!
Então, graças à quarentena, há mais material disponível gratuitamente. Que bom!

Voltando às anotações que fiz em 2016:
Frases/citações do livro "Em busca de sentido"

"Quem não perde a cabeça com certas coisas é porque não tem cabeça para perder" (Gottold Ephraim Lessing)

"Temo somente uma coisa: não ser digno do meu tormento" (Dostoievsky - desafio qlqr pessoa a soletrar esse nome sem errar hehe)

"A emoção que é sofrimento deixa de ser sofrimento no momento em que dela formamos uma ideia clara e nítida" (Espinoza)

"Quem tem por que viver aguenta quase todo como" (Nietzsche - outro desafio do soletrando hehe)

Nem todo conflito é necessariamente neurótico; certa dose de conflito é normal e sadia.

Precisamos aprender e também ensinar às pessoas em desespero que a rigor nunca e jamais importa o que nós ainda temos a esperar da vida, mas sim, exclusivamente o que a vida espera de nós.

Porque o mundo está numa situação ruim. Porém, tudo vai piorar ainda mais se cada um de nós não fizer o melhor que puder.

#miesperanca
#logoterapia
#embuscadesentido

Nenhum comentário: