sábado, 20 de junho de 2020

Alma sobrevivente

Li o livro "Alma sobrevivente" em 2005. Comecei a ler porque queria conhecer as obras do autor Philip Yancey, ouvia elogios sobre o autor. Os elogios que ouvia se referenciavam ao despertar de olhar e não à concordância absoluta das ideias.
Quando tive a oportunidade de ler o título e subtítulo dessa obra, eu fiquei estupefata. Queria descobrir o porquê de eu me ver nesse título.

Ao longo do livro o autor discorre a cada capítulo sobre a vida de 13 pessoas. São elas:
- Martin Luther King Jr
- G. K. Chesterton
- Dr. Paul Brand
- Dr. Robert Coles
- Leon Tolstoi e Fyodor Dostoievski
- Mahatma Gandhi
- Dr. C. Everett Koop
- John Donne
- Annie Dillard
- Frederick Buechner
- Shusaku Endo
- Henri Nouwen
Essas pessoas marcaram a história com seus traços de fé que consistem do âmago e não de instituições.
O livro me provocou e diante da provocação eu fui resgatada de uma inércia espiritual.

Alguns pontos inesquecíveis que me motivaram a buscar novas leituras: 

- Conheci a humanidade/carnalidade/fé de Martin Luther King;

- Apaixonei-me pelas ações do Dr. Paul Brand e por causa disso eu li "A dádiva da dor";

- Mahatma Gandhi esta frase: "Apedrejar profetas e, mais tarde, levantar igrejas em sua memória tem sido a prática do mundo durante eras. Hoje, adoramos Cristo, mas o Cristo encarnado nós o crucificamos";

- G. K. Chesterton "Estamos todos no mesmo barco e devemos uns aos outros uma enorme cumplicidade";

- Henri Nouwen tem um livro que o título fala muito ao meu coração "Transforma meu pranto em dança".

O Yancey recomenda no epílogo que o leitor faça uma lista das pessoas que mudaram sua vida para melhor e procure descobrir por quê.

Li e recomendo: Alma sobrevivente #almasobrevivente


Nenhum comentário: