quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Tropa de elite 2

Assisti na última segunda-feira o tão esperado filme "Tropa de elite 2". Tenho mto para comentar deste filmaço, mas não vou contar o desenrolar da trama. Afinal, o bom é assistir cada cena sem saber o que vai acontecer na próxima. Entretanto, tenho minhas considerações a fazer desta grande obra cinematográfica...
Ao assistir "Tropa de elite 2" eu me questionei sobre meu desempenho como cidadã. Moro num país tropical, abençoado por Deus, rico por natureza e pobre por falta de clareza. A clareza que me refiro é uma clareza conhecida por todos e praticada por poucos. É a clareza de que somos regidos por um sistema que oprime os menos favorecidos e que se mantém no poder por causa do nosso ibope. A mídia, a política, a polícia... um jogo de interesses muito bem articulado, que manipula tudo e todos, um jogo sem escrúpulos que não mede consequências.
No ínicio do filme já se lê: "Qualquer coincidência com a realidade é mera semelhança". Esta frase soou para mim como um "escape" dos criadores do filme. Enfim, expor o sistema e não se "proteger" é pedir "prá sair!!!" Bom, como a velha história de um péssimo professor "vcs, alunos, fingem que aprendem e eu, professor, finjo que ensino". Resumindo o filme é bom prá... PIIIIIIII (tem mtooo palavrão). Pura realidade!!!!
Tropa de elite 2 me fez:
- Repensar que "toda história tem dois lados".
- Sorrir ao ver "as peças que a vida prega" (vcs vão se lembrar disso em relação a vida familiar do capitão Nascimento)
- Rever conceitos sobre meus direitos e deveres de cidadã. Eu sou contra ou a favor do sistema? e aonde eu estou neste momento, em cima do muro?...
- Relembrar com saudade do meu primo. Teve uma cena que me chocou demais (num vou relatar aqui, seria chatice da minha parte contar o filme...) Mas, o enterro do meu querido primo foi idêntico ao exibido no filme, com as "honrarias" e tudo mais. E o pior é conviver com a realidade: "o sistema mata".
O filme fala mto de guerra e paz... Já diz uma canção do grupo Resgate "que paz é essa que se arma pra guerra?" Eu sei a resposta. Trata-se da falsa paz, uma paz camuflada. Apenas o Príncipe da Paz pode dar a "paz que vai além de qualquer entendimento" - a verdadeira paz.
Vale a pena ver de novo: TROPA DE ELITE 2.

2 comentários:

Gisele disse...

Nossa Mi, Se eu já queria ver, agora quero mais aindaa.. É amiga A paz ainda está longe de reinar. Só Deus por nós. Beijosss

Gisele disse...

Mi no post eu dediquei o selinho pra vc. Agora vc já tem um. Tem esse. Aí é só vc copiar ele e postar no seu blog dedicando pra quem te segue. Mais esse já é seu!! Beijos amore