sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Sabedoria - tolice - vaidade?

Há alguns dias comecei a ler o livro de Eclesiastes, da Bíblia Sagrada. Eu li os 4 primeiros capítulos enquanto esperava o trem. Faz uns 10 anos que li esse livro, mas agora decidi ler novamente porque estou estudando Letras e mudei minha maneira de ler e interpretar textos... Bom, o que posso escrever sobre Eclesiastes? Posso e preciso escrever muitas coisas. Agora você vai ler a leitura que fiz desse livro bíblico...
Esse livro é escrito por um homem que se considera sábio, mas esse sábio é tão sábio que
sabe que para algumas perguntas não há respostas. E procurar respostas para perguntas sem
respostas leva à insanidade. Daí eu me pergunto, o louco não é feliz? O louco pode até ser
feliz, mas o tolo não. A tolice traz infelicidade e a sabedoria, felicidade. No meu ponto de
vista o autor do livro era um sábio homem feliz. Feliz porque ele sabia que por mais que ele
fizesse tudo ele teria o mesmo fim que o tolo. No tempo determinado a morte o levaria da
mesma forma que leva o tolo. E a única coisa que ele poderia fazer para viver bem era
aproveitar seus dias, porque tudo é vaidade. Fiquei tanto tempo ruminando o que ele queria
dizer com a palavra vaidade, que não agüentei e fui até um dicionário, eis a definição do
Houaiss:
1.qualidade do que é vão, vazio, firmado sobre aparência ilusória; 2.valorização que se
atribui à própria aparência, ou quaisquer outras qualidades físicas ou intelectuais,
fundamentada no desejo de que tais qualidades sejam reconhecidas ou admiradas pelos
outros; 3.avaliação muito lisonjeira que alguém tem de si mesmo; fatuidade, imodéstia,
presunção, vanidade; 4.coisa insignificante, futilidade.
Eu estou até agora pensando que tudo nessa vida é vaidade, a única coisa que não é vaidade é além dessa vida. E nessa verdade que me apego mais para com minha fé em Cristo, e compartilho na vida moderna o que apóstolo Paulo escreveu aos irmãos de Coríntios: “Então, o que poderão dizer os sábios e os instruídos? O que vão dizer os grandes oradores deste mundo? Deus tem mostrado que a sabedoria deste mundo é loucura”.

Nenhum comentário: