sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Pais & Filhos

Ainda não sou mãe. Sei que isso é uma questão de tempo. Tenho promessa e uma convicção fortíssima de que serei "uma alegre mãe de filhos". Não me sinto a vontade de escrever sobre isso. Quero viver os meus sonhos, mesmo que pareçam tão distantes de mim. Eu sou tão sonhadora, e sei que vale a pena sonhar. Afinal, meu casamento é um sonho realizado. E meus filhos também serão.

Bom, estou aqui para escrever sobre uma palestra que assisti. E fiz um pequeno resumo para sempre dar uma olhadinha por aqui quando eu tiver meus filhos:

  • Se contextualize - criança é diferente de adulto. O adulto tem que entrar no mundo da criança. 
  • Cada criança é diferente da outra. 
  • Cada fase da criança é única e especial.
  • Deixe seus filhos crescerem.
  • Os filhos são a escola de Deus.
  • Dialogue.
  • Os pais são formadores de opinião. Já parou para pensar que tipo de opinião seu filho está tendo da política, dos vizinhos, da igreja, da escola, da família, da vida?...
  • Saiba corrigir. Corrigir é não humilhar. É falar com naturalidade a verdade, sem preconceitos e julgamentos.
  • Os filhos vão valorizar o SIM quando receberem o NÃO.
  • Socialize seus filhos. Faça eles aprenderem a conviver com os outros numa cultura com novas regras.
  • De acordo com Jean Piaget o desenvolvimento da moral na criança é feito da seguinte forma:
    • Anomia (até 5 anos) - geralmente a moral não se coloca, com as normas de conduta sendo determinadas pelas necessidades básicas. Porém, quando as regras são obedecidas, são seguidas pelo hábito e não por uma consciência do que se é certo ou errado. Um bebê que chora até que seja alimentado é um exemplo dessa fase.
    • Heteronomia (até 9 e 10 anos) - a regra vem do exterior, do outro.
    • Autonomia (a partir de 10 anos) - legitimação das regras: capacidade de governar a si mesmo.
  • Estabeleça limites - Em Provérbios 29:15 há um conselho: "É bom corrigir e disciplinar a criança. Quando todas as suas vontades são feitas, ela acaba fazendo a sua mãe passar vergonha".
  • Ame.
Por falar em amor tem um vídeo muito interessante "Mães más". 

Vale a pena assistir!

Nenhum comentário: