segunda-feira, 23 de março de 2009

Faz parte da história...

Até que ponto a história é importante? Se a história se refere ao passado, vale à pena viver à risca o dito popular que diz: “quem vive de passado é museu”?Resolvi escrever sobre a história pq li um provérbio africano do povo baganda de Uganda:

“Não despreze a história, pois sem ela o presente fica sem âncora e o futuro ficará sem bússola”.

Esse provérbio faz sentido! Independente do passado, tendo ele boas recordações ou más lembranças, é imprescindível nossa relação com ele. Às vezes, ocultas em nossa memória têm outras histórias guardadas dentro da nossa história, e é isso que compõe a nossa história de vida. Nossa quanta repetição da palavra história!
É o passado passou (redundante isso!), mas a história fica para nos ensinar, nos fazer rir, chorar, relembrar com saudade ou com desdém de tudo que nos faz ser quem somos!
Meu presente, o hoje, eu vivo resgatando as boas memórias do passado, de vem em sempre tenho de lembrar as más lembranças para aproveitar o presente e curtir mais e viver mais e melhor! Daí, meu futuro é exercitar amanhã o que estou fazendo hoje. A vida é uma escola, enqto eu existir terei erros e acertos!
Ajuda-me a viver debaixo da tua graça, ó meu Senhor Jesus!
Afinal, acredito que não é a toa que durante um ano eu li*:
“Se buscarmos a Deus hoje
O ontem será uma doce lembrança
E, o amanhã uma viva ESPERANÇA”!

*No ano de 2000, eu fiz um curso longe de casa e todos os dias o ônibus parava num ponto, que era em frente de uma igreja Adventista, então eu lia o texto e acabei decorando!

Nenhum comentário: