terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Há Graça no Sofrimento?

 Há Graça no Sofrimento? Essa pergunta é o título do livro do Pr. Nino, responsável por Capelania Hospitalar. O subtítulo do livro é "cuidando da alma e do corpo feridos".

Eu comprei o livro em 2013 após o curso de Capelania Hospitalar. Durante alguns meses visitei pessoas internadas e aprendi lições que um curso superior não transmite. 

O sofrimento é solitário e ao mesmo tempo coletivo. Que paradoxo! Ao mesmo tempo que a dor é do indivíduo, todos que se relacionam começam a sofrer em algum grau com o indivíduo. 

As cenas num hospital se repetem e muitas vezes com os mesmos personagens/pacientes. Por meses acompanhei mães que passaram feriados vendo as cores, os enfeites, os fogos e ouvindo as músicas de uma janela de um quarto de hospital. Por várias vezes vi a mesma criança receber o afeto apenas dos enfermeiros e do pessoal da capelania, porque ela não tinha um familiar por perto. 

Em meio ao sofrimento é possível haver graça? 

...

Eu vi pessoas doarem seu tempo para estar num hospital para dizer a um acompanhante "você não está sozinho". Eu senti o poder do amor nas orações feitas nos corredores. 

Para mim o poder de uma oração não é um corpo voltar a ter saúde física plena, trata-se de algo maior e invisível. O poder da oração é a mudança da ótica que a limitação humana impõe. Independente da situação, posso afirmar que é possível existir graça no sofrimento.

Eucaristia é dar graças. Jesus, quando partiu o pão deu graças. O pão que simboliza seu corpo que seria moído por mim e por você. Antes de sofrer, Jesus deu graças. 

Dar graça implica em ação. Qual foi a minha ação de graça pelo sofrimento vivido em 2021? Qual será a minha ação de graça pelo sofrimento que virá em 2022?

Em 2021, num mesmo mês fui duas vezes ao cemitério, enterramos meu tio e meu primo, que eram pai e filho. Sabe, qual foi a graça que eu vi? Eu vi minha tia, agora viúva e sem um dos filhos afirmar que ao orar, Deus lhe falou que ELE é Pai e também Filho. 

Durante o enterro do meu tio, minha prima, agora órfã, compartilhou um sonho no qual ela foi avisada "os meninos estão bem". Tem graça maior que a fé em saber que os meninos estão bem?

Em meio à lágrimas, minha irmã Márcia escreveu uma música - isso é graça! Segue o link da música.

https://www.youtube.com/watch?v=lUCT-qSQXXk

E agora, eu estou fazendo um balanço e compartilhando a graça que vejo em meio ao sofrimento.

Sabe, aquela mãe que não pode participar das festas dos feriados porque o filho está internado? Ela vê graça e agradece porque ela pode estar com o filho. 

Você já agradeceu pela sua saúde e liberdade? Há muitas graças a serem enxergadas!!!

#miesperanca





Nenhum comentário: