domingo, 31 de maio de 2020
Fim de maio
segunda-feira, 25 de maio de 2020
Comunidades do orkut
domingo, 17 de maio de 2020
Habacuque
sábado, 16 de maio de 2020
A sutil arte de ligar o foda-se
terça-feira, 12 de maio de 2020
LIBRAS
segunda-feira, 11 de maio de 2020
Dia das mães
Vamos
falar de Ana, de Sara, de Rebeca, de Raquel, de Isabel, da Miriam e de tantas
outras mulheres que sofreram e sofrem por ter seus sonhos adiados. O sonho
adiado provoca choro, lamento, tristeza, pesar, medo, desespero.
Há
uma Palavra de luz e esperança para cada sonho adiado.
A espera me lembra uma ferida que precisa ser cicatrizada. Cada estilo de espera se refere a um tratamento da ferida. No meu caso, tenho passado pomada que é a Palavra de Vida. Mas, há fatores incontroláveis, como a poeira, que sorrateiramente afeta a ferida em tratamento e exige cuidado redobrado. A poeira na ferida da espera é a indiferença, pois todos olham a ferida, sentem o cheiro fedido da ferida, se espantam com a ferida, mas ignoram a ferida. Poucos ajudam a tratar com a Palavra. Chavões não faltam, são aleatórios, não produzem resultados. Hoje, eu preciso parar, avaliar minha ferida e passar muita, muita pomada.
O Dia das Mães é uma data para parabenizar as mamães que seguram seus bebês nos braços e no ventre e uma oportunidade para orar pelas mulheres que levam seus filhos no coração e nos sonhos.
Lembrarei
de Ana, de Sara, de Rebeca, de Raquel e de Isabel.
A
Miriam terá sua ferida sarada, pois aquele que fez a ferida, a sarará.
quarta-feira, 6 de maio de 2020
Calma! um dia de cada vez.
domingo, 3 de maio de 2020
Aprendendo a viver como Jesus - FIDELIDADE, MANSIDÃO, DOMÍNIO PRÓPRIO
A seguir descrevo, em linhas gerais, o que escrevi sobre cada capítulo.
FIDELIDADE
Há uma personagem na narrativa bíblica que não tem seu nome revelado, mas é uma menina que expressou sua fidelidade. Refiro-me à menina que foi levada como escrava para a casa de Naamã. A menina, mesmo distante de sua terra natal, não se esqueceu de quem ela era. Sua identidade expressou fidelidade ao Senhor e através de seu testemunho o nome de Jeová se fez notório.
O Senhor Deus é fiel, pois ele cumpre sua palavra. Vale a pena esmiuçar em oração o trecho de Jeremias 33:3 "Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.
A fidelidade ao Senhor reflete na fidelidade em nossos relacionamentos. Acredito que a fidelidade começa na mente e no coração e conseguinte passa aos nossos atos.
Existe tentação para não exercer a fidelidade, desde pensamentos mesquinhos até a trapacear sem ser notado. Para não ser tragado pelo engodo da infidelidade é preciso recorrer a Cristo, sabendo quem sou eu nEle e reforçando que pertenço a Ele.
MANSIDÃO
Jesus expressou mansidão nos diálogos com os fariseus e escribas.
Às vezes, eu não demonstro mansidão porque não quero transparecer que sou "trouxa". Eu sempre sofro depois com isso, pois o Espírito Santo me conscientiza de minha falha. Infelizmente, confundimos mansidão com aprovação, e na tentativa de valer nossa opinião acabamos agindo com altivez, deixando de lado a mansidão.
A mansidão não se restringe a um local, a um grupo de pessoas ou a um tempo da vida. A mansidão é para todos, em todos os lugares e em todas as fases da vida. Para exercer a mansidão é preciso pensar antes de falar. Então, uma estratégia é abrir mão de "ter sempre a razão", é não querer fazer as coisas por si. É confiar. É praticar o que mais importa: agradar a Deus.
DOMÍNIO PRÓPRIO
A falta de domínio próprio é uma constante. Falta domínio no falar, no comer, no julgar, etc e tal. Parece ser tão natural não ter domínio que fazemos piadas e brincadeiras com a falta de domínio próprio. Esquecemo-nos dos vícios que são gerados pela falta do domínio próprio.
Eu preciso ter mais domínio das minhas emoções e do meu tempo. Para melhorar o cultivo do fruto do Espírito em mim, eu dedicarei mais tempo na leitura e meditação da Palavra (isso eu já tenho feito). Mas, sei que preciso orar/conversar mais com Deus. A cada dia quero exercitar o que está escrito em Tito 2:2-8: "Ensine os homens mais velhos a serem sóbrios, dignos de respeito, sensatos, e sadios na fé, no amor e na perseverança. Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverente na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom. Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus próprios maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada. Da mesma maneira, encoraje os jovens a serem prudentes. Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade; use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer, para que aqueles que se lhe opõem fiquem envergonhados por não terem nada de mal para dizer a nosso respeito".
#miesperanca
#aprendendoavivercomoJesus
#fidelidade
#mansidao
#dominioproprio
Aprendendo a viver como Jesus - PACIÊNCIA, AMABILIDADE, BONDADE
A seguir descrevo, em linhas gerais, o que escrevi sobre cada capítulo.
PACIÊNCIA
Deus tem sido paciente comigo, pois em alguns momentos da minha caminhada cristã eu dou umas derrapadas com minha incredulidade.
As pessoas que convivem comigo têm sido pacientes, principalmente meu marido, pois ele sempre ouve antes de falar.
Eu, geralmente, sou mais impaciente quando quero acelerar as coisas. Eu já me imaginei como no filme "Click', adiantando algumas cenas da vida (como se isso fosse a solução, pura ilusão!). Então, nesses momentos de querer acelerar o processo, eu começo a cantar. Eu canto músicas que me acalmam e também ouço pregações de pessoas que admiro, como: Luciano Subirá, Tiago Dutra, Hernandes Dias Lopes, Pr. Jeremias, entre outros.
Quando eu ofendo alguém com minha impaciência, eu volto e peço perdão.
Eu vejo paciência na vida da Rebeca Nemer e de seu esposo Paulo César Baruk. Também vejo paciência na vida das minhas amigas missionárias que estão na Jordânia.
Na Bíblia, há muitas pessoas que demonstraram paciência. Se eu fosse discorrer um sermão sobre o assunto, eu escolheria: Jó e José.
AMABILIDADE
Eu experimentei a amável bondade de Deus quando minha mãe me amou quando eu não esperava seu amor, porque nem eu estava me amando tanto. Eu senti o amor de Deus através do amor sem julgamento de minha mãe. A partir dessa experiência é como se um dispositivo tivesse sido acionado para eu amar sem julgar.
A amabilidade como fruto do Espírito é diferente de simplesmente "ser gentil". Gentileza é admirável, mas restringe-se a ser gentil para receber gentileza de volta - como uma moeda de troca. A amabilidade é uma doação, para quem não merece e nada tem a oferecer.
Para incentivar a amabilidade, eu apresentaria a história de Rute, de José, de Dorcas, de Paulo, entre outros.
BONDADE
Barnabé era um "homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé". Iguais a ele, na Bíblia, eu vejo Calebe e Josué. Esses homens, Josué e Calebe, foram enviados como espias para Canaã. Eles eram tementes a Deus e ao transmitir o registro feito sobre sua missão, eles falaram cheios de confiança no Eterno e se esforçaram para animar o povo de Israel em relação à promessa de Deus.
O maior exemplo de bondade que vejo ao meu redor é do meu pai e do meu marido, pois sei que em algumas situações eles fizeram o que era certo, mesmo em meio a dificuldade e pagando um alto preço por isso.
Nós não somos salvos por nossas boas obras - bondade. A salvação é algo presenteado por Deus; "pela graça somos salvos e isso não vem de nós, é dom de Deus". O sacrifício de Jesus, como o Cordeiro de Deus, nos salvou. E, ao crermos e confessarmos esse ato de amor, somos salvos.
O livro de Tiago fala sobre a fé e as obras. As boas obras são consequências da fé que temos em Deus.
#miesperanca
#aprendendoavivercomoJesus
#paciencia
#amabilidade
#bondade
Aprendendo a viver como Jesus - AMOR, ALEGRIA, PAZ
A seguir descrevo, em linhas gerais, o que escrevi sobre cada capítulo.
AMOR
Para ilustrar o amor eu me recordo da história de Rute e Noemi.
No atual contexto cultural eu posso ver o poder do amor através de membros de denominações distintas que se unem para promover o Reino de Deus.
Se um dia eu fosse falar sobre o Amor, eu desejaria que todos identificassem o amor em mim. Minhas palavras seriam apenas o compartilhar de experiências já vividas em comunidade.
Para mim, o sinal da presença do Amor é a esperança, um sopro de ar fresco em meio ao caos sufocante. E, o sinal da ausência do Amor é o medo e consequentemente o desespero e a vontade de jogar tudo para o alto e sumir.
ALEGRIA
No Brasil, a alegria está muito associada ao Carnaval. Por ser uma festa que exalta as obras da carne, o cristão deve se abster dessa festividade.
Pela liberdade que temos no Brasil, eu considero a data de aniversário como uma ótima oportunidade para celebrar a vida com todos que me cercam, e claro com o Autor da Vida! Na minha casa, as festas de aniversário são ocasiões para o Reino de Deus se manifestar em nós e através de nós.
Eu acho que a alegria do Espírito não está associada às circunstâncias da vida.
Um grande exemplo de uma pessoa que sofreu horrores e permaneceu alegre com Jesus é o autor da canção "Sou feliz com Jesus". Horatio Gates Spafford escreveu a letra da música após a morte de suas 4 filhas num naufrágio. Imagino a dor irreparável desse homem, que foi tocado pelo Espírito sobre a brevidade da vida e ao mesmo tempo sobre a razão da verdadeira alegria.
Eu oro para ter a alegria do Espírito em mim durante a espera por meus filhos.
PAZ
A paz é referência na vida de Daniel, que levado como escravo demonstrou paz em meio a tanto caos.
Eu me lembro de uma ocasião em que meu pai promoveu a paz no trânsito, eu senti Deus na atitude do meu pai, em "oferecer a outra face".
A minha vida demonstra paz como fruto do Espírito quando eu mantenho a calma mesmo diante das pressões. Isso não é fácil.
#miesperanca
#aprendendoavivercomoJesus
#amor
#alegria
#paz