segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Como todas as coisas podem cooperar para o bem?- 7º dia

Romanos 8.28
"E sabemos que tudo quanto acontece está cooperando para o nosso próprio bem, pois amamos a Deus e fomos chamados de acordo com os planos dele".

O plano de Deus é que eu o agrade, pois foi para isso que ele me criou.
Ler Efésios 1.5 e 11 e 1Pedro 1.2 e 20.

A vitória esmagadora me pertence mediante Jesus Cristo, porque sei que somos mais que vencedores, ou seja, já entramos na batalha com a vitória a nosso favor!!!!
Ler 1Coríntios 15.54-58.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

O espírito versus eu mesmo - 6º dia

O dilema que Paulo descreve em Romanos 7.15-21 é muito realista para mim. Há aspectos da minha vida que penso em fazer diferente, mas não consigo. O bem que tanto quero fazer, esse eu não faço. Mas, o mal que eu não quero, este eu faço. É uma constante batalha no meu pensamento.

Andar como religioso é ser escravo de regras. Andar com Cristo é ser livre e ter mais chances de conseguir fazer o bem. De acordo com Gálatas 5.16-18, devemos ser guiados somente pelo Espírito.

Peço a Deus que a cada dia eu produza mais frutos do Espírito e que as obras da carne sejam eliminadas do meu viver.

De quem você é escravo? 5º dia

Para mim o conceito de "morto para o pecado e vivo para Deus" é viver uma vida de doação de amor a Deus e ao próximo. (Leia Romanos 6.1-11, Efésios 4.20-32 e Colossenses 4.1-17)

Para responder a pergunta do que é ser escravo de Deus,eu vou registrar a fala de um ex-ladrão, que se converteu a Jesus. Ele disse: "Para mim ser escravo de Cristo é a minha liberdade". (Leia Romanos 6.19-23 e João 8.32)

Cristo permite a nós a escolha entre o pecado e ele porque ele não quer robôs, ou seja, pessoas com atitudes mecânicas e sem sem sentido. Jesus nos chamou à liberdade, e temos o livre arbítrio, porque pertencemos ao poder ao qual escolhemos. O grande Mestre nos ensina o caminho, mas nós escolhemos qual caminho seguir.

Ao ler Romanos 6.16 fica claro que escolhemos a quem servir. Se servimos ao pecado obviamente o pecado controlará nossos passos, pois um abismo chama outro abismo. Tenho experiências de momentos em que não confiei em Deus e decidi agir pelo impulso, sem estar alicerçada na Palavra, e o saldo final deste momento foi mais sofrimento. Ao mentir eu pequei e a mentira foi quem me dominou, pois tudo que eu fazia tinha que acrescentar mais mentiras, é o efeito bola de neve.

sábado, 13 de agosto de 2011

Fé é mais que "seguro contra incêndio" - 4º dia

Comparando Reomanos 5.2 com Efésios 3.16-21, sei u posso me dedicar mais ao cristianismo através de pequenas ações, como compartilhar minha fé, mesmo em momentos turbulentos. Eu preciso aprender a confiar no poder de Deus, e orar como Paulo orou aos efésos.

A minha fé é mais que um seguro contra incêndio porque eu tenho Jesus não por medo de ir ao inferno, e sim porque a minha vida é feliz com Jesus.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Liberdade condicional ou perdão pleno? 3º dia

Sangue
O sangue de Cristo nos purifica do pecado. É por causa do sacríficio de Jesus na cruz que somos salvos. O sangue derramado por Jesus nos garante a nova aliança e nos faz ter contato com Deus e consequentemente gozarmos a vida eterna.
Leia Romanos 3.24, Efésios 1.7, Colossenses 1.14 e Hebreus 9.12-15.

Graça
A graça de Deus é algo que eu não mereço, mas que me alcançou. Sou muita grata a Deus por ter o privilégio de conhecer a graça. Sou salva pela graça, porque as minhas obras são frutos da fé que eu tenho de que a graça me fez uma nova pessoa.
Leia 2Coríntios 12.9, Filipenses 4.19 e Tito 3.5.

Justificação pela fé
A fé em Jesus nos livra da culpa, e é esta fé em Cristo que nos justifica diante de Deus. Antes, quando havia o sistema da lei não havia justificação.
Leia Gálatas 3.24 e Atos 13.39.

Redenção
Éramos escravos e fomos resgatados. O preço deste resgate foi o sangue do inocente filho de Deus - Jesus.
Leia Gálatas 3.13, Colossenses 1.14, Hebreus 9.12 e 1Pedro 1.18.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Deus aprova com "média final"? 2º dia

Pecado é tudo que faço e não agrada a Deus, e consequentemente me afasta dele.
Não existe pecado pequeno e pecado grande. Há, no meu ponto de vista, consequências diferentes para os pecados que cometemos, onde se aplica a lei da semeadura ("O plantio é livre mas a colheita é obrigatória").
Paulo, ao escrever para os romanos, deixa bem claro que não existe divisão classificatória de pecado.
Todos nós pecamos e separados estamos de Deus.

Tiago 4.17 - Qdo sabemos o que é certo fazer e não fazermos, pecamos.
1João 3.4 - Pecar é transgredir a Lei de Deus.
Gênesis 3.6 - O pecado nos atrai, ou seja, nos chama a atenção.
1Reis 8.46 - Todos nós somos pecadores.
Provérbios 20.9 - Não existe pessoa sem pecado.
Isaías 53.6 - Todos somos culpados, mas Jesus levou sobre si as nossas culpas.
1João 1.8 - Estamos nos enganando ao pensar que não pecamos.

Romanos 1.18 - Deus, entretanto, mostra do céu sua ira contra todos os homens pecadores, maldosos, que impedem o avanço da verdade por causa da injustiça deles.
Este versícula nos aponta o propósito do pecado, que é separar o homem do Criador. E quando pecamos impedimos que o plano da salvação seja concretizado, isto é, o pecado impede a propagação do Evangelho.

Eu não sou capaz de ver Deus, no entanto eu posso senti-lo. Para mim isso é suficiente para saber que existe um Ser que controla minha respiração. As obras de Deus revelam sua existência todos os dias.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Sua fé é viva ou morta? - 1º dia

Evangelho são as boas-novas, ou seja, é uma novidade maravilhosa, porque foi por muito tempo esperada e trouxe a esperança de estar perto de Deus.

Para mim as boas-novas é saber que o lado do bem é mais forte e agradável, porque é o amor. É sentir que a melhor maneira de viver é ir contra o que naturalmente julgamos certo. As boas-novas é amar o rejeitado, é acreditar no desacreditado por saber que a solução é ter fé em Jesus, porque isso basta.

O evangelho afeta a minha vida assim: 1- Desejo de compartilhar o amor de Jesus para mudar vida de crianças, e por isso abdico de momentos de lazer, pq sinto mais prazer em fazer algo que acredito ser eterno. 2- Creio que Jesus me presenteou com meu marido, e qdo eu tiver meus filhos eles serão consagrados a Deus. 3- Sinto compaixão ao ver pessoas escravizadas por vícios, mas preciso deixar minha zona de conforto, pois não tenho de corroer meu coração ao ver isso, e sim botar a mão na massa e me comprometer em tirá-las da escravidão. Em outras palavras... o evangelho me pede renuncia, e eu ainda não consegui renunciar meu conforto.
Salvação
Salmos 37.39 - Deus salva os justos
Atos 4.12 - Jesus é o único salvador
Hebreus 2.10 - Foi por meio do sofrimento que Jesus nos salvou
Gálatas 1.4 - Jesus morreu para nos resgatar
Efésios 2.9 - Não somos salvos por nossos méritos
2 Timóteo 1.9 - Desde o início o plano divino era nos salvar
Tito 3.5 - Somos salvos porque Deus é bom

"Tudo aquilo a que seu coração se apega e em que vc confia é seu Deus" (Martinho Lutero)
Eu concordo com as palavras de Lutero, porque quando eu me apego em algo ou alguém eu o coloco como prioridade na minha vida, e o mesmo ocorre quando eu confio mais em mim mesma, quando me sinto autossuficiente eu me coloco no lugar de Deus.

Como ser cristão sem ser religioso

A partir de hoje aproveitarei minhas férias estudando a Bíblia Sagrada, especificamente o livro de Romanos. Para este estudo farei um devocional com o livro "Como ser cristão sem ser religioso", do autor Fritz Ridenour.
O título do livro me escolheu para ser lido, afinal sempre tive uma enorme contradição dentro de mim. Ao mesmo tempo que tenho um desapego aos rituais religiosos eu sinto uma apreciação pelos rituais. Confesso que isso, por várias vezes, já me fez perder o foco.
Vou compartilhar diariamente meu estudo bíblico.
Toda a minha vida é para louvar a Deus e é isso que desejo fazer naturalmente, sendo cristã e não religiosa.