quarta-feira, 25 de março de 2009

Mama África é Miriam...

Conheci hoje pela internet uma xará mto famosa na África.
Refiro-me à Miriam Makeba!
Cantora de renome foi responsável pela junção do blues americano ao batuque africano.
Por defender os direitos de seus irmãos, sendo contra o apartheid, ela foi expatriada. Viveu altos e baixo na carreira, tudo por conta de sua origem negra. Entretanto, tudo isso lhe rendeu mais prestígio.
Ganhou diversos prêmios na música. Quando o movimento de segregação foi de fato derrotado, ela teve o direito de voltar à sua terra natal. Na época, o presidente era o Nelson Mandela, ele mesmo foi recebê-la no aeroporto!
Ela faleceu ano passado, quando estava cantando e sofreu um ataque cardíaco.
Fonte: Wikipédia.

Só mais uma observação: A mãe dela tinha um excelente gosto pra nomes!

segunda-feira, 23 de março de 2009

Faz parte da história...

Até que ponto a história é importante? Se a história se refere ao passado, vale à pena viver à risca o dito popular que diz: “quem vive de passado é museu”?Resolvi escrever sobre a história pq li um provérbio africano do povo baganda de Uganda:

“Não despreze a história, pois sem ela o presente fica sem âncora e o futuro ficará sem bússola”.

Esse provérbio faz sentido! Independente do passado, tendo ele boas recordações ou más lembranças, é imprescindível nossa relação com ele. Às vezes, ocultas em nossa memória têm outras histórias guardadas dentro da nossa história, e é isso que compõe a nossa história de vida. Nossa quanta repetição da palavra história!
É o passado passou (redundante isso!), mas a história fica para nos ensinar, nos fazer rir, chorar, relembrar com saudade ou com desdém de tudo que nos faz ser quem somos!
Meu presente, o hoje, eu vivo resgatando as boas memórias do passado, de vem em sempre tenho de lembrar as más lembranças para aproveitar o presente e curtir mais e viver mais e melhor! Daí, meu futuro é exercitar amanhã o que estou fazendo hoje. A vida é uma escola, enqto eu existir terei erros e acertos!
Ajuda-me a viver debaixo da tua graça, ó meu Senhor Jesus!
Afinal, acredito que não é a toa que durante um ano eu li*:
“Se buscarmos a Deus hoje
O ontem será uma doce lembrança
E, o amanhã uma viva ESPERANÇA”!

*No ano de 2000, eu fiz um curso longe de casa e todos os dias o ônibus parava num ponto, que era em frente de uma igreja Adventista, então eu lia o texto e acabei decorando!

A graça de viver cada dia!

Na sexta-feira acordei pensando nas inúmeras atividades que tinha de fazer... trabalho pra entregar, relatórios pra enviar, planilha pra controlar, aulas pra preparar...
Em nenhum momento parei, respirei e agradeci a Deus pelo meu fôlego de vida. Ah, pra não dizer que não pensei em Deus, eu falei com ele em pensamento... ainda de manhã, ao beber água eu pensei: “Jesus, mto obrigada pq eu tenho água pra beber”. Eu agradeci pq uns minutos antes eu tinha ouvido uma reportagem sobre o valor da água, que está acima de seu preço. Claro, não há discussão a respeito da nossa sobrevivência sem H2O.
Bom, mas, pensei... isso não me levou nem 60 segundos!!! Logo lá estava eu de novo... correndo para ir trabalhar!
Cheguei, no mesmo ritmo de acelerar td, preocupada com td! Pensei em Deus de novo... “Devia colocar diante de Deus antes de tomar qlqr decisão”. Sinceramente, eu confesso, acho que não entrego tudo a Deus, como ele pede! Sempre quero resolver as coisas por mim mesma, do meu jeito!
Entretanto, ainda de manhã tive uma conversa informal com uma amiga e falamos sobre a Karis. A Karis é uma moça mais velha que eu 1 ano, que tem uma força incrível. De onde vem essa força? Só pode ser de Deus. O Criador a fez com uma dose a mais de sustentabilidade. E para mim ele deu uma dose a mais de admiração por tão grande fé e submissão. A vida dela é um reconhecimento da soberania de Deus. Ela e todos que acompanham direta ou indiretamente sua trajetória são agraciados por viver mais um dia!
Abaixo seguem os links que tanto me ajudam. Engraçado, às vezes ao acompanhar o blog da Karis, fico profundamente triste... mas mesmo assim, sinto algo chamado ESPERANÇA dentro de mim! Não sei explicar se essa esperança será concretizada aqui na Terra ou se será no lar eterno, no céu!

Entrevista da Débora, mãe da Karis.
http://www.cristianismohoje.com.br/retrancas/A%20gra%E7a%20de%20viver%20cada%20dia/38108

Blog sobre a Karis!
http://www.blogsobreakaris.com/port/noticias.cfm

quarta-feira, 11 de março de 2009

Por que amigos se vão?

Bom... pra começo de conversa não perdi nenhum amigo!
Hj fiquei tão triste, um amigo saiu do trabalho... (saíram com ele)!!!
Q surpresa desagradável!
Há companheiros de trampo mais chegados. Mesmo ele não sendo do meu depto e não tendo tarefas em comum. Entretanto, há pessoas que começam a fazer uma pequena parte da nossa vida e cativam nosso coração. Foi assim com meu amigo... que em pouco tempo acompanhou fases tão inesquecíveis da minha vida. O bom-humor, o jeito discreto, as palavras de pastor, a petição de bolacha e a música do disco riscado são marcas que ficam com saudades! Afinal, convivo com mta gente, mas são em poucos que encontro a familiaridade, o amor e o respeito.
A vida é assim, hj estou aqui... e amanhã? A Deus tudo pertence!

Feliz Dia da Mulher (atrasildo?!?!?! NÃO!!!!)... pq todos os dias são nossos!

O homem pensa.
A mulher sonha.
Pensar é ter cérebro.
Sonhar é ter na fronte uma auréola.
O homem é um oceano.
A mulher é um lago.
O oceano tem a pérola que embeleza.
O lago tem a poesia que deslumbra.
O homem é a águia que voa.
A mulher, o rouxinol que canta.
Voar é dominar o espaço.
Cantar é conquistar a alma.
O homem tem um farol: a consciência.
A mulher tem uma estrela: a esperança.
O farol guia.
A esperança salva.
Enfim, o homem está colocado onde termina a terra.
A mulher, onde começa o céu!!!

Obra ilustríssima de Victor Hugo